Get Adobe Flash player

Login/Logout

Rede Social

Facebook CEL

 

Canal You Tube

 

Reconhecimento

 

 

 

 

2012/2013

EDITORIAL

 

No dia 29 de fevereiro, durante a reunião pedagógica entre professores, supervisão e direção, foi-se levantada a seguinte questão: “Por que motivo nossa escola não divulga as boas práticas aos pais?”. Bom... é sempre de um problema que surgem oportunidades. Nossa escola está constantemente envolvida em atividades que merecem destaque! O cooperativismo aqui é praticado diariamente e muitos projetos que percorrem esse universo fazem parte de nossa realidade escolar, por esse motivo merece ser divulgada e exaltada por seus logros! Logo, uma equipe atuará diretamente nessa área, intencionando trazer até você, leitor, notícias de tudo de bom que acontece aqui nesse cantinho do CEL.

 

Um forte abraço e boa leitura!

 

A equipe!

 


(fonte: Revista Sistema OCEPAR - As cooperativas e o desenvolvimento econômico e social do paraná - 2ª Edição, pag. 27)

ALUNOS DA 8ª SÉRIE HOMENAGEIAM PROFISSIONAIS POR MEIO DE PARÓDIA.

 

É tenso

 

É tenso, na escola eu me lasco

No inglês ou no espanhol, Josimara é um arrazo

Eu sou sinistro, apesar de ser difícil

Eu sempre me arrisco, supero tudo isso

 

É uma dor

Alberto é implicante, Luciene empolgante e Daniele elegante.

E não se esqueça que além de tudo isso tem Nelir que  é mei difícil, e tem Liliane.

 

Vem pra te enlouquecer

Pra te enlouquecer

Todo mundo que conhece não consegue esquecer (2x)

 

Ana Beatriz, Fernanda, Isabela Marin, Isabella Zanetti e Thainá. Essas são as responsáveis pela espirituosa homenagem aos profissionais da escola. No dia 24/2/12 (sexta-feira), a professora de Língua Portuguesa Nelir Colombo, trabalhou com os alunos da 8ª série do E.F. o gênero textual “Paródia”. Ao solicitar que produzissem tal texto surpreendeu-se com a hilariante releitura da música “Sou Brabo” dos cantores sertanejos Carlos e Jader. Na terça-feira seguinte, dia 28, a professora trouxe-a para sala dos professores e fez questão de cantá-la. Foi um momento de descontração e de muitas risadas.

 

Segundo Wikipédia, a paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.

 

As adolescentes relataram que o tema foi escolhido intencionalmente, pois queriam alegrar o ambiente da sala de aula com todos os personagens que nela atuam.

 

Pelo visto, a prática da professora tem dado certo... e não é que as alunas aprenderam direitinho como que é que se faz?! Parabéns!!!



INÍCIO ÀS AULAS É MOTIVO DE FESTA NA CEL

 

O retorno às aulas é sempre de muita expectativa, tanto para os alunos quanto para os profissionais de educação. Aqui não podia ser diferente, é claro!

 

As crianças e adolescentes escolhem a roupa mais transada, capricham no visual, no melhor material e colocam um belo sorriso no rosto pela alegria do reencontro com os amigos.

 

 

Os professores, supervisor, coordenador, direção e demais funcionários administrativos enchem o peito de esperança de que este seja um ano de trabalho cheio de alegrias... E as alegrias nós mostramos logo no primeiro dia de aula!

 

 

No dia 06 de fevereiro os alunos foram recebidos aqui na CEL com uma grande festa, com direito a música e a chuva de confetes; além disso, a escola foi toda ornada com mensagens de boas-vindas.

 

As palavras iniciais, como de praxe, ficaram por conta de nossa diretora Maria de Lurdes Franco, que aproveitou o momento para apresentar a equipe aos alunos novos. Já os professores, receberam os alunos no melhor estilo! Uma paródia da música interpretada pelo cantor Michel Teló, “Ai se eu te pego” foi criada e cantada por todos os presentes.

 

A recepção foi um sucesso!

 


CARNAVAL COMEÇA NA ESCOLA!

 

Não existe um brasileiro que não espere ansiosamente pelo carnaval. Os versos de Chico Buarque de Holanda não mentem:

 

“Eu vejo a barra do dia surgindo,

Pedindo pra gente cantar...

Tô me guardando pra quando o carnaval chegar”

 

 

No último dia 17, a equipe da CEL, fomentada pela inquieta e festeira professora de matemática Ana Matildes, deu o pontapé inicial à festividade de carnaval. Tudo foi uma grande surpresa para os alunos, que no lugar da última aula foram convidados para ouvirem algumas palavras no pátio interno da escola.

 

O professor João Manoel, trajado a rigor, foi o responsável pelas palavras de conscientização, uma vez que não custa nada lembrar que o divertimento só vale à pena quando ele não te traz más consequências.

 

 

E ao som das tradicionais marchinhas, o bloco dos professores saiu convocando a alegria dos nossos alunos. A melhor frase que resume este evento foi dada pela supervisora do turno matutino: “a nossa alegria não deve estar somente no carnaval, mas nos amigos, na família, nas coisas boas da vida”, afirmou Bernadete.

 


A HISTÓRIA DO CARNAVAL

 

O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.

A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

 

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

 

 

(Fonte: http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm)



ATENÇÃO PAIS!

 

Vem aí o Seminário de Pais e Educadores da Rede Pitágoras. Realizado em Vitória, este ano ele acontecerá no próximo dia 24 de março.

 

Os pais interessados devem procurar a escola até o dia 16/03/12 para efetuar a inscrição e para maiores esclarecimentos.

 

Vale lembrar que família e escola são duas instituições que precisam caminhar juntas para funcionar de forma adequada.  Daí a importância de sermos cada vez mais instruídos.

 

Participem!!

 


O CASAMENTO É DE ALBERTO, MAS A FESTA É NOSSA!

 

 

No dia 1º de março, o querido professor de matemática Alberto Vieira casou-se no civil. Essa é uma data que poderia passar em brancas nuvens. Seus companheiros de trabalho prepararam-lhe uma secreta homenagem durante o recreio do dia seguinte. Confiram as fotos! Foi uma festa!!!

 



AULA DE MÚSICA NA ESCOLA

 

Durante o ano letivo de 2011, uma parceria entre a CEL e o profissional Guto Frigini foi firmada. Desde então nossa escola conta com aulas de música para os interessados. Instrumentos de corda (violão, violino) são os eleitos dos praticantes. O trabalho realizado no ano anterior culminou com a apresentação dos alunos na cantata de Natal.

 

A boa notícia é que para o no de 2012 a parceria continua. Com mensalidades no valor de R$ 65,00, as aulas já começaram e acontecem todas Quartas e Quintas-feiras a partir das 17h40min, aqui mesmo na escola.

                                                    

Vale lembrar que o projeto é estendido as aos familiares que desejem aprender um instrumento musical ou aprimorá-lo.

 

 

 

Maiores informações podem ser conseguidas na tesouraria da escola com Andrea, no Tel.: (27) 3371-7699


ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR


Uma escola comprometida com um excelente rendimento de seus alunos sabe que não basta ensinar conteúdo isoladamente. É necessário fazer com que o aluno compreenda que uma disciplina complementar a outra e fazendo com que os conhecimentos se interliguem.

 

 

Partindo desse princípio, a aula de língua portuguesa da 7ª série foi bastante interessante. Ao estudarem o conteúdo “A história da escrita” um diálogo foi aberto com a disciplina de história.

 

Explorando a criatividade dos alunos, no dia 07/03/2012, a professora Thayná Rangel convidou a professora Liliane – história, para participar da gravação de um programa de entrevistas sobre o assunto. 

 

 

A prática foi bastante interessante e seguramente auxiliou na aprendizagem mais completa do conteúdo.

O resultado da gravação você pode conferir abaixo:

Vale a pena, ficou bastante interessante.

 

 

 

<<TOPO>>


Ficha Técnica:  

• Thayná Rangel – Edição de textos e fotos

• Stanley Rodrigues - Diagramação

 

Pesquisar

Vídeos em Destaque

Educação Financeira para Crianças

 
Prática de Leitura

 
 

Acesse também

Portal Pitágoras
OCB-ES
Programa Cooper Jovem
UOL Biblioteca
Virtual E-Books